E fui à Feira do Livro...
No feriado lá fui eu com a petiz e uns amigos "galar" livros... Para nós adultos nada trouxemos (as finanças não dão para tudo) por isso a petiz foi a única a vir para casa com saquinhos. Para estudar em casa para os testes do próximo ano lectivo comprámos:
- Super Gramática Prática 3º ano, da Porto Editora (com matéria e exercícios)
- Pantufa e os amigos, 3º ano, da Gailivro (avaliação progressiva em exercícios)
- Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (capa azul superleve para trazer na mochila)
Para ler simplesmente porque sim (a petiz não resiste a tudo o que esteja relacionado com o Frozen e afins):
- Anna e Elsa, Viva a Rainha!, Nº 1, da D Quixote
- Anna e Elsa, Memória e Magia!, Nº 2, da D Quixote
- Inside Out (Divertida-Mente), narrativa juvenil, da D. Quixote
Agora a parte cómica disto tudo. Chego a casa e comento com uma outra amiga as minhas compras. Diz-me ela:
- Compraste o dicionário da Porto Editora? (Sim, respondo eu). Não me digas que compraste o de capas azuis... (Sim, comprei o azul, são mais leves que os outros e não pesam tanto na mochila...) Já fizeste asneira... o ano passado houve pais na turma do Daniel que compraram esse dicionário e depois a professora pediu para comprar antes o verde... (Mas porquê?, digo eu) Os miúdos descobriram que esse dicionário tinha palavrões então era uma festa porque todos queriam ver o que dizia... acho que é o que tu compraste...
Fui ver. É mesmo! Página 160 (car...lho)... página 204 (co...a)... e mais não fui procurar. Pelo menos não podem dizer que não é educativo... aqui levaram o carácter educativo ao extremo. A mim não me faz confusão ver este tipo de entrada num dicionário afinal de contas até os palavrões fazem parte do nosso léxico, mas percebo a reacção dos professores... vai haver fururu, lá isso vai! (Fiquei caladinha e não disse nada à minha petiz... quero ver a reacção dela quando descobrir! A dela ou a da professora que certamente vai ter um treco! Algo me diz que ainda vou ter de comprar o tal verde.... )