24. Uma fruta de verão...
(Imagem daqui: https://1.bp.blogspot.com/-lzQdmv9tv_A/TZsYvU7VIOI/AAAAAAAAABo/0F7Bp_kY0js/s1600/melancia.jpg)
Porque sou da terra das Melancias, a Beira Baixa é talvez a região do nosso país onde mais melancias se cultivam e se consomem. Quem nunca ouviu falar das melancias do Ladoeiro?
Porque tem as cores de Portugal! É pouco calórica, doce e sumarenta.... Adoro-a bem gelada...
Porque era a fruta preferida da minha Avó, porque me lembro desde sempre de a comer... acho mesmo que é a fruta preferida de toda a família! Gosto dela bem vermelhinha e com sementes. As variedades mais recentes de polpa amarela e isentas de pevides não me seduzem!
Ah! E tem de ser grande, muito grande mesmo! Tenho dificuldade em escolher uma melancia pequena, no entanto se ela for de tamanho XXXXXL a coisa corre sempre bem e nunca me engano... Como as escolho? Pego nelas com uma mão (na medida do possível, claro!) e com a outra dou-lhe pequenas pancadas, o som que se ouve tem de ser oco! Quanto mais oco, mais maduro está o fruto. Infalível! Aprendi ainda pequena com o meu Padrinho! Experimentem!
Sabiam que a melancia:
- É uma fonte importante de potássio, de vitamina A e Vitamina C.
- A melancia é composta principalmente por água (93%).
- Fornece apenas 26 kcal/100 g, as quais procedem dos açúcares próprios do fruto.
- A cor rosada da polpa da melancia deve-se à presença do carotenóide licopeno, que tem uma boa actividade antioxidante e representa 30% do total de carotenóides no plasma humano.
- Tem diversas aplicações curativas, em que se utiliza a polpa, a casca ou as sementes. É benéfica contra as insolações, a hipertensão ou a faringite, entre outras doenças.