Os mal fadados Pit-Bulls
Acabei de ver a reportagem da TVI sobre cães perigosos. Antes de mais devo dizer que este é um assunto que me irrita em especial, porque tal como um dos veterinários da reportagem afirmava, também eu "Não acredito em leis racistas".
Adoro animais! O mundo sem eles seria muito pouco interessante.... Tenho em casa 3 gatos, uma rola, 4 peixes e, claro, como não podia deixar de ser, um cão. Tenho um arraçado de Labrador cruzado com Pointer que é como que o meu "filho mais velho".
Esta história de alguns cães serem considerados potencialmente perigosos tira-me do sério. Qualquer Pit-bull é mais pequeno do que o meu cão, logo não percebo porque é que um Pit-Bull é perigoso e um Labrador não é.... Têm uma mandibula mais forte. Pois têm! Mas já compararam o tamanho dos dois? Se um prima pela forte dentada, o outro prima pela força corporal... Mas, claro, o Pit-Bull é pior do que os outros! Quantos cães é que não mordem ou não atacam quando sujeitos a determinadas situações? Quantos de nós é que não fomos já mordidos pelos inofensivos cães de bolso ou não conhecemos alguém que tem uma história semelhante a contar? Estou-me a lembrar de uma vizinha que tinha um Chiwawua que se atirava aos meus pés sempre que me apanhava de costas.... Pequeno, sim! Inofensivo? Nem por isso....
Vivo em Moscavide e nos últimos anos surgiu por aqui uma matilha de donos com cães Pit-Bulls. Sim, disse bem! Uma matilha de donos! Já vi alguns destes cães levarem pancada sem terem feito rigorosamente nada... Já vi outros a serem atiçados às portas dos cafés por donos aquecidos por uma cerveja a mais... Mas também já vi por aqui Pit-bulls e Rotweillers muito dóceis, animais lindos e bem tratados, fruto da paciência de donos dedicados e amorosos para os seus bichos... E até já vi o meu cão (que vai sempre á rua pela trela) ser mordido por um destes Pit-bulls que andava solto, enquanto o seu dono permanecia impávido e sereno, como se estivesse a ver um filme numa qualquer plateia de cinema.
Meus amigos! Que me perdoem todos aqueles que já foram atacados por estes cães e que se sentem lesionados. Compreendo a vossa situação mas não posso concordar com este estatuto de animais perigosos. E não me refiro apenas aos Pits mas a todos os que fazem parte da lista negra. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que qualquer animal, seja ele qual fôr, pode ser perigoso. Seja grande ou pequeno, corpulento ou não... Até as tartarugas mordem... Qualquer dono deve ser responsável pela educação dos seus animais. Ao invés de perseguirmos os cães deveriamos antes de mais acabar com os mercados paralelos, com as lutas de cães... arranjem alternativas... tornem o treino destes animais obrigatório.... Se não o fizermos pergunto-me qual será o destino destas raças? Acredito que mais uma vez, e á semelhança do que tem vindo a acontecer com outras espécies animais, o Homem se prepara para exterminar mais uma... Imagino os nossos descendentes a terem de explicar aos seus filhos que estes cães deixaram de existir porque um dia alguém se lembrou de os ensinar a serem maus para seu belo prazer...
E é nestas alturas que eu sinto vergonha de ser "gente"!