Às vezes apetece-me morder...
No casamento da X_ e do R_, três conversas com uma ex-colega de trabalho, daquelas pessoas que não temos pena de não voltar a ver... daquelas que acham que sabem sempre mais do que os outros e que pensam que são pessoas com imensa graça...
******
Eu - Olá! Estás boa? Já viste a X_? Está gira não está? Reparaste na maquilhagem?
Ela- Sim, está o máximo!
Eu - Está não está? Fui eu que fiz!
Ela - (Com ar de troça e voz de falsete) Ah! Pois é! Quando estavas lá na Vodafone passavas a vida a dizer que tinhas uma curso de maquilhagem e que se a gente quisesse nos davas uns truques e nanana, nanana....
Pensamento (sou uma pessoa educada e nestas situações prefiro não descer dos saltos e manter-me na minha posição, lá em cima, com outros cá bem em baixo...): Pois é, minha linda! Afinal de contas eu não andava só a gabar-me, não passava só a vida a dizer que tinha... eu efectivamente TENHO um curso de Maquilhagem Profissional, e sou muito, muito boa naquilo que faço! Sou efectivamente boa! E a prova disso está ali, na X_. Está incrivelmente bem maquilhada, linda e fabulosa! E tudo graças a mim e aos meus dotes "artisticos"...Lamento desiludir-te!
Eu - Pois! Como vês não era mentira nenhuma!
******
Ela - A tua Rita é enorme!
Eu - Pois! O pai também não é pequeno e os avós de ambas as partes também não... Há muita gente grande na família! É natural que ela seja altinha!
Ela - Bem, mas a miúda é enorme!
Eu - ...
Ela - Mas é mesmo grande!
Pensamento: OK! Já me estás a irritar! A miúda é grande! Pois é! E então? Antes grande e linda do que minorca e atarracada como a tua, não?
******
E a máxima das máximas; referindo-se à minha Rita:
Ela - E ela fica com quem?
Eu - Comigo e com a minha mãe... É a vantagem de trabalhar em casa!
Ela - E não vai para a creche?
Eu - Não! Não é preciso! Quando tenho de sair ela fica lá em casa com a avó!
Ela - E como é que ela se dá com os outros miúdos?
Pensamento: RRRRRRRRRRR!!!!! OK! Já foste longe demais! Quem foi que te disse que os miúdos TÊM mesmo de ir para a creche? Eu nunca fui pra a creche e não morri! A creche é uma coisa relativamente recente! Antigamente não havia creches! Mais! Essa ideia de que a creche é fundamental para as crianças começa a irritar-me! Segundo os psicólogos a creche só é realmente benéfica a partir dos três anos. Até lá o ideal é que os miúdos fiquem com a mãe. O problema é que as mães de hoje têm trabalhos que não se conciliam com os filhos! Eu tenho a vantagem de trabalhar por conta própria. Por isso qual é o problema? Quem foi que te disse que a minha filha por não ir à creche é um bicho do mato? Não a vês aí a brincar com as outras crianças, inclusivé mais velhas do que ela? Não tens mais nada que fazer? E se fosses mudar a fralda à tua que o cheiro já chega aqui a este lado da mesa?